Conectado sem Internet

Quem nunca esteve "conectado sem internet", que levante as mãos. Todos nós, ou pelo menos a maioria, em algum momento já se deparou com essa mensagem informando sobre o Wi-Fi conectado sem internet.Há diversos fatores que podem afetar a sua conexão. E para te ajudar a identificar o que pode estar interferindo na sua internet, separamos os motivos mais comuns e algumas dicas essenciais de como resolver esse problema. Afinal, atualmente a internet é essencial na nossa vida profissional, acadêmica e social, e ficar sem ela não é uma opção.Então se acomode na cadeira e venha com a gente descobrir porque você está conectado, mas sem internet. 

9 Problemas mais comuns de quem está sem internet

Quando surge algum problema de conexão ou falta de acesso na internet, geralmente, nosso primeiro pensamento é que o problema seja da operadora. Claro, há casos em que a internet da operadora não está boa ou ela apresenta instabilidade, porém, o motivo de você estar conectado sem acesso à internet também pode ter relação com o modem, o celular ou, até mesmo, com o computador. 

Existem diversos fatores que podem te deixar conectado, mas sem internet. E são eles que você verá agora:

  1. Problemas em um site

    Tentou acessar um site, mas a página não carregou? Nem sempre significa que você está com uma rede Wi-Fi conectada à internet. Afinal, isso pode ser um problema do próprio site, que está com queda de conexão ou com o servidor fora de serviço.

    Para descobrir se o site que está fora de serviço ou se você está conectado sem internet, você pode fazer um teste simples: acessar dois sites completamente diferentes.

    Se você conseguir acessá-los, significa que o problema realmente está naquela página. Para resolver, você deve esperar o servidor da página voltar à normalidade, ou informar o administrador do site sobre o problema. Feito isso, é só esperar ele consertar.

    Mas, caso o teste mostre que você não consegue acessar nenhum site, você deve partir para as próximas alternativas.

  2. Queda de conexão

    Geralmente, quando há uma queda na energia ou mesmo quando a luz acaba, o roteador pode demorar a funcionar corretamente, fazendo com que você fique conectado, mas sem internet. Nem sempre percebemos a queda de energia, por isso, o ideal é verificar, primeiro, se todas as funções do roteador estão sendo realizadas. Você pode analisar por meio das luzes do aparelho, já que cada uma representa uma função:

    • Lan/Ethernet: conexão entre modem e desktop
    • Wireless: desempenho da rede wifi
    • Power: se o aparelho está ligado
    • ADSL/DSL: funcionamento do telefone fixo
    • Data/Activity: relação entre o aparelho e a internet

    Caso alguma dessas luzes apresente instabilidade, significa que o modem não está funcionando corretamente. Neste caso, o ideal é desligar o aparelho e aguardar de 10 a 30 segundos para ligar.

    Se, ainda assim, você continuar conectado sem acesso à internet, reset o aparelho.

  3. Problemas no computador ou notebook

    Nem sempre o motivo de estar conectado sem internet é do modem ou da operadora, às vezes, o problema está no computador.

    Falta de memória interna ou RAM, vírus ou malware e, até mesmo, estar um grande tempo sem desligar o desktop podem fazer com que o aparelho não se conecte corretamente à internet ou apresente muita instabilidade na rede.

    Para verificar se este é o problema, busque acessar a internet por meio do Wi-Fi em outros aparelhos. Se conseguir, significa que o problema está no desktop. Você pode ir até uma assistência para resolver. Porém, se estiver com o celular conectado sem internet, o problema não é o computador.

  4. Falhas na conexão sem fio

    Já reiniciou o modem e fez a verificação no desktop, mas continua com o celular conectado sem internet? Pode ser o momento de mudar a senha do seu Wi-FI.

    Muitas pessoas podem estar acessando a sua rede, causando lentidão e instabilidade, fazendo com que você fique conectado sem internet celular. Se este for o caso, trocar a senha resolverá o problema.

  5. Problemas no roteador

    Um dos motivos que podem fazer você ficar conectado sem internet é um modem hackeado. Apesar de poucos saberem, essa é uma possibilidade real. Afinal, quando você compra seu aparelho, ele vem com login e senha definidos. Se você não trocar, outras pessoas poderão invadir o seu aparelho de longe, interferir na sua conexão e, ainda, acessar seus dados.

    Para evitar problemas como esses, ou resolver, caso seu aparelho já esteja sendo hackeado, você deve encontrar o IP do seu roteador, acessar e trocar a senha.

  6. Posicionamento de cabos e fios

    Acredite ou não, às vezes o motivo de você estar com Wi-Fi conectado sem internet é devido ao cabo do seu roteador não estar plugado corretamente. Parece besteira, mas pode acontecer de você esbarrar no cabo e desconectar sem querer durante arrumações, o que pode te levar a ficar conectado sem internet celular.

    Além disso, também há a possibilidade do cabo estar com mau contato ou defeitos. Nesse caso, antes de tomar qualquer ação brusca, verifique se todos os fios estão conectados e sem problemas.

  7. Programas, Firewall e Malware

    Programas pesados ou vírus também podem fazer com que você fique conectado sem acesso à internet. Neste caso, para saber se esse é o problema, tente acessar a rede por outros aparelhos. Caso consiga, significa que o problema está, de fato, no computador.

    Caso o problema seja o programa pesado, você pode aumentar a memória da sua máquina. Porém, se o responsável for um vírus, infelizmente, o antivírus não resolverá mais. Neste caso, você deverá levar o aparelho até uma assistência técnica.

  8. HD e memória do computador

    Lá em cima, mencionamos que um dos fatores que podem te levar a ficar com Wi-Fi conectado sem internet é a falta de memória da sua máquina. Isso realmente pode acontecer, isso porque algumas redes necessitam de uma memória maior para operar a internet sem sobrecarregar o aparelho.

    Para resolver este problema, você pode aumentar a memória na placa mãe ou diminuir o volume da sua rede.

  9. Problema na conexão sem fio

    Se você fizer todas essas verificações e, ainda assim, continuar com a rede Wi-Fi conectada sem internet, pode ser que o pacote de dados contratados não seja o suficiente para atender as necessidades da sua casa, como:

    • Alto número de acessos diários simultaneamente
    • Jogos online pesados
    • Muitos acessos a streamings
    • Espaço amplo na residência
    • Alto volume de downloads e uploads

    Caso o pacote de dados inferior seja o motivo de você estar conectado sem internet, só há uma solução.

Como melhorar o sinal da internet?

A melhor alternativa para melhorar a conexão é trocar o plano de internet por um mais robusto, que atenda as necessidades da sua casa.

Às vezes contratamos a internet básica achando que será o suficiente para manter a família toda informada, atualizada, estudando, trabalhando, tendo momentos de lazer e muito mais. Mas não é assim.

Para que todos possam ter uma conexão estável e de qualidade, é necessário que a quantidade de dados contratados seja o suficiente para todos.

Por sorte, a Vivo conta com planos para todos os tipos de famílias e necessidades de consumo. E temos certeza que você encontrará o pacote perfeito para você. Acesse a área de Internet no portal Minha TV por assinatura e conheça todos os planos de internet Vivo disponíveis para você.

Mude hoje mesmo para o plano perfeito e pare de se deparar com aquela mensagem de "conectado sem internet" que destrói nosso dia. Você e sua família merecem conexão de qualidade, estabilidade e velocidade superior.

Últimas ofertas