TV Interativa

Já ouviu falar sobre a TV interativa? A possibilidade de interagir com o conteúdo da TV é algo que deixou de ser roteiro de filme e se tornou uma realidade. Cada dia mais é possível contar com dispositivos e tecnologias que são relacionadas à TV interativa e isso vem revolucionando a experiência e entretenimento que a televisão oferece.

Sabe por quê? Porque esse tipo de tecnologia permite que se tenha ainda mais personalização no consumo de conteúdos e vai de acordo com essa nova tendência dos consumidores, de ter serviços cada vez mais inteligentes e exclusivos.

Vamos saber mais sobre a TV interativa e como tê-la em sua casa? Nós te ajudamos, confira tudo!

Interatividade na TV

A TV interativa é uma tecnologia que permite ao telespectador interagir com o conteúdo exibido na tela. Isso pode ser feito de várias maneiras, como usando o controle remoto, um teclado ou um mouse, ou até mesmo usando um aplicativo de smartphone ou tablet. 

A interatividade na TV digital é feita através de um canal de retorno, que permite a comunicação entre o receptor de TV e o servidor da emissora. Este canal pode ser transmitido via satélite, cabo ou internet.

Se acha que ainda não conhece a TV interativa, veja alguns exemplos de interatividade na TV digital:

  • Votos em programas de TV;
  • Pesquisas;
  • Compras e reservas;
  • Educação e informação.

No entanto, para que essa tecnologia seja aplicável, é necessário que se tenha alguns dispositivos especiais, que iremos explicar com maior riqueza de detalhes.

Ginga

Ginga é um middleware brasileiro desenvolvido para permitir a interatividade na TV digital. Ele é baseado no padrão aberto de interatividade de TV IBB (Integrated Broadcast-Broadband), que foi desenvolvido pela União Internacional de Telecomunicações (ITU).

O Ginga fornece a plataforma necessária para o desenvolvimento de aplicações interativas para TV digital. Essas aplicações permitem que os telespectadores interajam com o conteúdo exibido na tela, o que torna a experiência de assistir televisão mais personalizada e envolvente.

O que é Ginga na TV

Já ouviu falar, mas não sabe responder o que é Ginga na TV? Ginga fornece uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações interativas para TV digital. Essas aplicações podem ser criadas usando diversas linguagens de programação, incluindo Java, Lua e Python.

Por isso, essa plataforma é utilizada para proporcionar interatividade com os telespectadores. O Ginga é utilizado em diversos países do mundo, incluindo o Brasil, Portugal, Argentina e Japão. No Brasil, o Ginga é o middleware oficial do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).

Middleware

Middleware é um software que fornece uma camada de abstração entre diferentes componentes de um sistema. Ele permite que esses componentes se comuniquem e interajam uns com os outros, mesmo que sejam desenvolvidos em diferentes plataformas ou linguagens de programação.

Middleware o que é?

Na TV digital, o middleware é responsável por facilitar a interatividade entre os diferentes componentes do sistema, como o receptor de TV, o servidor da emissora e o telespectador. Ao mesmo tempo, ele é quem permite que eles interajam com a programação e conteúdo.

Eboard

Eboard é uma sigla para Electronic Board, ou quadro eletrônico. É um tipo de tela interativa que permite que os usuários interajam com o conteúdo exibido na tela usando uma caneta ou outro dispositivo de entrada.

Os Eboards são frequentemente usados em ambientes educacionais e corporativos, onde podem ser usados para apresentação de conteúdo, colaboração e aprendizagem ativa. Eles também podem ser usados em ambientes domésticos, para jogos, entretenimento e educação, tornando a TV interativa ainda mais envolvente. Com um eboard, os telespectadores podem interagir com o conteúdo exibido na tela de uma forma mais natural e intuitiva.

Um exemplo prático seria utilizar o Eboard para participar de jogos e concursos de TV, ou para fazer anotações sobre o conteúdo exibido. Isso pode tornar a experiência de assistir televisão mais divertida e informativa.

Qualipix TV Touch

Se quiser uma opção ainda mais dinâmica, que tal uma TV que já seja integrada com tecnologia de interatividade? A Qualipix TV Touch é uma marca de TVs interativas fabricadas pela Qualipix, uma empresa brasileira especializada em tecnologia educacional.

As TVs Qualipix TV Touch são equipadas com uma tela touch screen, que permite aos usuários interagir com o conteúdo exibido na tela usando os dedos. Por isso, se tornam opções interessantes para diversos ambientes, incluindo escolas, empresas e residências. 

TV Digital Interativa

A TV digital interativa dá aos telespectadores o poder de controlar o conteúdo da tela. Isso é feito por meio de um canal de retorno, que envia dados do receptor de TV para o servidor da emissora.

O canal de retorno pode ser enviado por satélite, cabo ou internet e tem a função de transportar os dados do telespectador para a emissora. É assim que funciona a interação, como respostas a pesquisas ou votos em programas. A emissora, por sua vez, pode usar o canal de retorno para enviar dados para o telespectador, como informações sobre o programa ou ofertas de produtos.

Achou alguns dos conceitos difíceis de entender? Podemos explicar melhor, mas é mais válido entendermos parte por parte. 

Sistema de TV

Para que você entenda como funciona a TV digital interativa, primeiro deve compreender como é o sistema de TV.

O sistema de TV da TV digital interativa é dividido em duas partes principais:

  • A parte do telespectador: Essa parte é composta pelo receptor de TV, que é o dispositivo que recebe o sinal de TV digital e o decodifica. O receptor de TV também é responsável por enviar dados para o servidor da emissora por meio do canal de retorno;
  • A parte da emissora: Essa parte é composta pelo servidor da emissora, que é o dispositivo que recebe os dados do telespectador e envia dados para o receptor de TV. O servidor da emissora também é responsável por armazenar o conteúdo interativo e processar os pedidos dos telespectadores.

Canal de retorno

Outro conceito muito importante para se aprender, caso esteja pensando em aderir à TV interativa, é o do canal de retorno. Podemos dizer que ele é um meio de comunicação bidirecional que permite a troca de dados entre o receptor de TV e o servidor da emissora.

Para explicar de forma mais simples, imagine que você está assistindo a um programa de TV e quer votar no seu candidato favorito. Você usa o controle remoto para enviar sua votação para a emissora. A emissora recebe sua votação e mostra o resultado na tela da TV.

Sistema brasileiro de TV digital

O Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) é um padrão de transmissão de televisão digital terrestre, desenvolvido no Brasil em parceria com o Governo do Japão seguindo o modelo ISDB. O padrão foi definido pelo Fórum SBTVD, uma associação formada por representantes do governo, da indústria e da academia.

O SBTVD oferece uma série de benefícios em relação à televisão analógica, incluindo:

  • Imagens e som de alta qualidade: O SBTVD oferece imagens e som de alta qualidade, com resolução Full HD (1080p) e som surround 5.1;
  • Mais canais: O SBTVD permite a transmissão de mais canais de televisão, aumentando a variedade de opções para o telespectador;
  • Interatividade: O SBTVD suporta interação entre o telespectador e o conteúdo exibido na tela, por meio de um canal de retorno.
  • O SBTVD foi lançado no Brasil em 2007 e está em processo de implantação em todo o país. A previsão é que a transição da televisão analógica para a digital seja completada em 2023.

Padrão brasileiro TV digital

A expressão padrão brasileiro de TV digital refere-se ao conjunto de regras e especificações que definem como os sinais de televisão digital são transmitidos e recebidos no Brasil. Esse padrão é responsável por garantir que os telespectadores brasileiros tenham acesso a uma experiência de televisão digital de alta qualidade, com imagens e som de alta definição, mais canais de televisão e a possibilidade de interação com o conteúdo exibido na tela.

E então, o que achou sobre esse conteúdo? Deixa sua opinião aqui nos comentários!

Últimas ofertas